Logo Amigos Entregadores

ONG AMIGOS ENTREGADORES

O Case da ONG Amigos Entregadores foi proposto e realizado durante o curso Bugou? QA TA ON do Instituto Joga Junto. Este desafio permitiu que nosso SQUAD aplicasse práticas de gerenciamento de projetos e metodologias ágeis aprendidas, além de promover a colaboração e comunicação entre os participantes.

O projeto visa resolver o problema da ONG Amigos Entregadores, que necessita de pontos de apoio para seus entregadores de aplicativos parceiros. Estes pontos de apoio precisam ter algumas funcionalidades para fornecer conforto e segurança para os entregadores, como acesso a água filtrada, protetor solar, capas de chuva, local para banho, etc.

O projeto foi desenvolvido em diversas etapas, incluindo o entendimento do público-alvo, criação de personas, identificação de requisitos e proposição de soluções para atender às demandas, culminando na entrega de um MVP (Produto Mínimo Viável) e sua prototipação.

SQUADS

A divisão de equipes dentro do Instituto Joga Junto foi através de Squads. Esse conceito foi popularizado pela Spotify, embora muitas outras empresas também tenham adotado e adaptado esse modelo.

Uma squad é semelhante a uma equipe Scrum e é projetada para parecer uma mini-startup. Eles trabalham juntos e têm todas as habilidades e ferramentas necessárias para projetar, desenvolver, testar e lançar na produção. São uma equipe auto-organizada e decidem sua própria forma de trabalhar – algumas usam sprints de Scrum, outras usam Kanban, e algumas usam uma combinação dessas abordagens.

Henrik Kniberg & Anders IvarssonScaling Agile @ Spotify (2012)

GUARDIÕES DA QUALIDADE

Com isso, surgiu os Guardiões da Qualidade. Esse foi o nome escolhido ao nosso squad pelos participantes. A escolha de um nome foi o pontapé inicial de algo que representam um marco crucial no desenvolvimento e aprendizado durante o curso. A utilização do nome em apresentações e pequenos projetos, culminou, pouco a pouco, na criação de uma identidade visual para os Guardiões da Qualidade. A criação desta identidade não apenas fortaleceu o sentimento de participação, mas também fomentou um ambiente de trabalho mais colaborativo e engajado. A utilização quase que diaria da identidade do squad trazia um sentimento de equipe e colaboração que fico muito grato de ter a oportunidade de ter feito parte.

Logo Guardiões da Qualidade

PERSONAS

A primeira etapa foi identificar as personas. Conhecer profundamente quem são esses entregadores é fundamental para oferecermos pontos de apoio que realmente façam a diferença em suas jornadas diárias de trabalho.

  1. Carlos

    Carlos: 28 anos, entregador dedicado, enfrenta longas horas de trabalho exposto ao sol. Um ponto de apoio seria fundamental para ele se proteger e recuperar suas energias durante as entregas.

  2. Maria

    Maria: Entregadora de 36 anos, trabalha entre 4 e 5 horas por dia para sustentar sua família. Ela procura soluções práticas que facilitem sua rotina e garanta sua segurança durante as entregas. Utiliza aplicativos de entrega como fonte de renda extra.

  3. Pedro

    Pedro: 55 anos, experiente entregador que migrou para aplicativos após perder o emprego. Enfrenta desafios físicos e busca por locais de apoio para descanso e proteção durante suas jornadas, especialmente à tarde.

REQUISITOS

Durante a fase inicial do projeto, realizamos um detalhado levantamento de requisitos para entender as necessidades da ONG Amigos Entregadores. Isso foi essencial para garantir que nossa solução não apenas atendesse, mas também superasse as expectativas dos usuários finais e promovesse um impacto positivo tangível. Os principais requisitos levantados incluem:

  1. 🔐 Funcionalidade para que os entregadores possam utilizar e gerenciar as informações de suas contas pessoais na plataforma da ONG.
  2. 📍 Permitir que os entregadores localizem e utilizem os pontos de apoio conforme sua conveniência e necessidade durante as entregas.
  3. 📶 Um baixo consumo de internet, evitando o gasto desnecessário dos dados móveis dos entregadores.
  4. 🤝 Estabelecer integração com aplicativos de entrega para fornecer suporte e benefícios adicionais aos entregadores que utilizam essas plataformas.
  5. 🥵 Disponibilizar protetor solar nos pontos de apoio para proteger os entregadores durante suas jornadas de trabalho.
  6. 🎮 Estabelecer um sistema de pontos, como uma gamificação, oferecendo recompensas extras pela quantidade de entregas realizadas.
  7. 🚿 Facilitar o agendamento de banhos nos pontos de apoio para proporcionar conforto e higiene aos entregadores.

BACKLOG

Junto aos requisitos foi gerado um backlog com as tarefas que seriam necessárias serem realizadas; sua divisão por sprints; user stories; pontos de complexidade e sua prioridade. A equipe utilizou planning poker para a classificação da complexidade.

SCRUM

Durante a execução do projeto, utilizamos o framework SCRUM para gerenciar nossas atividades e garantir um desenvolvimento eficiente e colaborativo. O projeto conta com o planejamento de todoa escopo, mas o desenvolvimento de apenas a primeira sprint, ou seja, apenas da etapa de discovery e planejamento do projeto.

Como requisito dos facilitadores do Instituto Joga Junto, o gerenciamento das sprints, backlog e quadro Kanban foram realizados utilizando a ferramenta Bitrix24.

Interface do Bitrix24

PROTÓTIPO

O processo de prototipagem de alta fidelidade no Figma desempenha um papel essencial na materialização e refinamento de conceitos de design, como transformar ideias abstratas em interfaces práticas e funcionais, destacando os principais aspectos do projeto.

No projeto da ONG Amigos Entregadores o desenvolvimento do protótipo foi de extrema importância para validarmos e identificar possíveis falhas e problemas no decorrer do andamento do projeto. A usabilidade intuitiva e fácil de usar, junto com a proposta de um baixo consumo de internet, nos fizeram repensar e buscar novas estratégias e tecnologias que pudessem solucionar os problemas do cliente sem adicionar muita complexidade na utilização do aplicativo pelo usuário final. Um dos exemplos é a liberção do sistema de banho e de produtos extras através de um código de uso único.

É possível acessar a apresentação do protótipo, onde é possível navegar entre as funcionalidades propostas.

PESQUISA DE USABILIDADE

Com base no protótipo, uma pesquisa de usabilidade foi conduzida para analisar facilidade de utilizar a interface construída, assim como sua curva de aprendizagem. Utilizando o método SUS (System Usability Scale), essa pesquisa visa avaliar a usabilidade do produto e identificar áreas de melhoria.

ENTREGAS

O projeto proposto seria feito em entregas de diversos MVPs, com o primeiro MVP após 04 semanas. As funcionalidades desenvolvidas foram priorizadas de acordo com a prioridade dos requisitos. O primeiro MVP conta com o mínimo necessário para que o entregador possa utilizar os pontos de apoio.

Primeiro MVP

  1. 📱 Possibilidade do usuário se cadastrar na plataforma.
  2. 🔓 Login na aplicação.
  3. 🔄 Possibilidade do usuário poder recuperar sua conta.
  4. 📍 Visualização da localização dos pontos de apoio.
  5. 👀 Visualização dos serviços disponíveis no ponto de apoio.
  6. 🚪 Liberação da catraca por QR Code.

Entregas Incrementais

  1. 🥵 Liberação de protetor solar por um dispenser, utilizando bluetooth.
  2. 🌧️ Liberação de capa de chuva e outros produtos através de uma vending machine utilizando os pontos extras.
  3. 💆‍♂️ Utilização da cadeira de massagem através de pontos extras.
  4. 🚿 Agendamento de um horário para o entregador utilizar os chuveiros no ponto de apoio.
  5. ⭐ Sistema de Avaliação dos serviços e do ponto de apoio.
  6. 🔧 Sistema de Gestão de Pontos de Apoio, para adicionar, editar e remover pontos de apoio.
  7. 🧪 Testes de Usabilidade.

Pontos Críticos

  1. 🤝🍕 Parceria com empresas de delivery.
  2. 🤝🏛️ Parceria com órgãos públicos.

APRENDIZADO

Participar do projeto da ONG Amigos Entregadores foi uma ótima experiência. Aplicamos práticas de gerenciamento de projetos e metodologias ágeis, o que me ajudou muito a desenvolver habilidades como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Melhorei minha escuta ativa, como expressar minhas ideias de forma clara e colaborar melhor com os colegas.

A diversidade de perspectivas e especializações da equipe foi essencial para o projeto. Ter pontos de vista diferentes, vindos de áreas como negócios, tecnologia e usabilidade, trouxe soluções criativas e me ajudou a melhorar minha argumentação e exposição de ideias.

Enfrentamos alguns desafios, como a falta de contato frequente com os stakeholders, o que gerou suposições sobre alguns requisitos e suas prioridades, impactando um pouco as entregas. Além disso, no começo tivemos dificuldades com a plataforma de gerenciamento Bitrix, por falta de familiaridade.

No geral, foi uma experiência muito positiva, que reforçou nossas habilidades e nos preparou melhor para desafios futuros.