A Loja do QA é o projeto final do módulo básico do curso Bugou? QA TA ON oferecido pelo Instituto Joga Junto. Este case envolve uma jornada que abrange entender, compreender, planejar e executar. Trata-se da criação e excução de cenários de testes para um e-commerce que segue o padrão de grandes plataformas como Amazon e Casas Bahia.
Durante o projeto, começamos com o planejamento inicial, onde compreendemos o problema, analisamos os fluxos e requisitos do cliente, exploramos o funcionamento do sistema e mapeamos suas principais funcionalidades. Em seguida, direcionamos nossa atenção para a execução prática, envolvendo o detalhamento de cenários e casos de teste, a condução dos testes propriamente ditos, a elaboração do bug report e, por fim, a análise dos problemas identificados.
Tanto os cenários/casos de teste, quanto o bug report foram escritos em Gherkin.
SQUADS
A divisão de equipes dentro do Instituto Joga Junto foi através de Squads. Esse conceito foi popularizado pela Spotify, embora muitas outras empresas também tenham adotado e adaptado esse modelo.
GUARDIÕES DA QUALIDADE
Com isso, surgiu os Guardiões da Qualidade. Esse foi o nome escolhido ao nosso squad pelos participantes. A escolha de um nome foi o pontapé inicial de algo que representam um marco crucial no desenvolvimento e aprendizado durante o curso. A utilização do nome em apresentações e pequenos projetos, culminou, pouco a pouco, na criação de uma identidade visual para os Guardiões da Qualidade. A criação desta identidade não apenas fortaleceu o sentimento de participação, mas também fomentou um ambiente de trabalho mais colaborativo e engajado. A utilização quase que diaria da identidade do squad trazia um sentimento de equipe e colaboração que fico muito grato de ter a oportunidade de ter feito parte.
Logo Guardiões da Qualidade
FLUXUOGRAMA
Antes da criação dos cenários de testes, foi elaborado um fluxuograma detalhado para mapear todos os possíveis caminhos e interações do usuário na Loja do QA. Esse processo foi fundamental para compreender o funcionamento completo do sistema e identificar os fluxos que precisavam ser validados durante os testes.
As principais funcionalidades foram divididas quatro fluxos:
🔍 Navegação do Usuário: Este fluxo cobre como os usuários navegam pelo site da Loja do QA. Inclui a entrada inicial no site e a navegação entre páginas. O objetivo é garantir que a navegação seja intuitiva, os links funcionem corretamente e os usuários encontrem facilmente o que procuram.
🔐 Criação de Conta: Este fluxo se concentra no processo que os usuários seguem para criar uma conta na Loja do QA e o processo de autenticação. Inclui desde o preenchimento do formulário de registro até a confirmação por e-mail. O objetivo é garantir que o registro seja fácil de completar, que os dados sejam validados corretamente e que o usuário receba as confirmações necessárias para acessar a sua conta.
🛒 Compras: Este fluxo abrange todas as etapas que um usuário segue ao realizar uma compra na Loja do QA. Isso inclui a busca por produtos, visualização das informações do produto, adicionar itens ao carrinho, gerenciar o carrinho (como editar quantidades ou remover itens), visualizar detalhes do pedido e confirmar a compra. O objetivo é assegurar que todo o processo de compra seja claro, eficiente e sem problemas.
💳 Pagamento: Este fluxo detalha como os usuários realizam o pagamento pelos produtos na Loja do QA. Inclui a seleção de métodos de pagamento (como cartão de crédito, boleto ou outros), inserção de informações de pagamento e finalização da transação. O objetivo é garantir que todas as opções de pagamento funcionem corretamente, que os dados sejam seguros e que o usuário receba confirmação da compra após o pagamento ser processado.
CENÁRIOS DE TESTES
Os cenários de teste foram desenvolvidos com base no fluxuograma inicial da Loja do QA junto com os testes de acessibilidade, abrangendo todas as funcionalidades críticas do e-commerce.
Foram desenvolvidos um total de 67 casos de testes divididos entre os principais fluxos junto com os testes de acessibilidade.
Casos de Testes por Cenário de Teste
Os casos de teste, escritos em Gherkin, são elaborados a partir da perspectiva do usuário e seu comportamento. Essa abordagem garante que os testes reflitam as necessidades reais dos usuários e ajudem a alinhar as expectativas dos stakeholders com a funcionalidade do sistema.
TESTES DE ACESSIBILIDADE
Para os testes de acessibilidade, utilizamos as diretrizes da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para validar a acessibilidade do e-commerce. A WCAG fornece um conjunto de recomendações para tornar o conteúdo web mais acessível a pessoas com deficiências, incluindo deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas.
Durante o processo de testes, verificamos se a Loja do QA atendia aos critérios da WCAG em vários níveis de conformidade. Isso incluiu a verificação de elementos como contraste de cores, navegação via teclado, descrição de imagens (atributos alt), e a estrutura semântica do HTML. Além disso, testamos a compatibilidade do site com leitores de tela para garantir que todos os usuários pudessem acessar e utilizar o e-commerce de maneira eficiente.
BUG REPORT
Após a execução dos testes, o bug report da Loja do QA categoriza e prioriza os problemas identificados em cada cenário de teste. Os bugs são classificados por sua criticidade, proporcionando uma visão clara dos aspectos do sistema que requerem correção imediata para melhorar a experiência do usuário e a eficiência operacional do e-commerce.
Foram reportados um total de 98 bugs, distribuídos por todo o sistema, cada um com diferentes níveis de criticidade. A maior parte dos bugs bloqueantes foi encontrada dentro do fluxo de compras, que é o principal fluxo da aplicação.
Quantidades de Bugs por Cenário de Teste
CRITICIDADE
A criticidade dos bugs foi categorizada em quatro níveis, cada um refletindo a severidade do impacto no funcionamento do sistema e na experiência do usuário. Abaixo estão as definições de cada nível de criticidade:
🔵 Leve: Bugs que causam pequenos inconvenientes ou problemas estéticos, sem afetar significativamente a funcionalidade do sistema.
⚠️ Moderada: Bugs que afetam algumas funcionalidades, mas possuem soluções alternativas, permitindo o uso contínuo do sistema.
🚨 Grave: Bugs que comprometem funcionalidades importantes, tornando o sistema difícil de usar ou causando erros significativos que afetam a experiência do usuário.
🔥 Blocker: Bugs críticos que interrompem completamente o funcionamento do sistema, impedindo a realização de ações essenciais e tornando o sistema inutilizável até serem corrigidos.
Contagem de Criticidade de Bugs
NAVEGAÇÃO DO USUÁRIO
Dentro do fluxo de navegação do usuário foram encontrados 21 bugs, dos quais nenhum é considerado bloqueante para a aplicação.
Bugs por criticidade no fluxo de Navegação do Usuário
CRIAÇÃO DE CONTA
Dentro do fluxo de criação de conta foram encontrados 06 bugs, dos quais nenhum é considerado bloqueante para a aplicação.
Bugs por criticidade no fluxo de Criação de Conta
COMPRAS
Dentro do fluxo de compras foram encontrados 25 bugs, dos quais 08 são considerado bloqueantes para a aplicação.
Bugs por criticidade no fluxo de Compras
PAGAMENTO
Dentro do fluxo de pagamento foram encontrados 06 bugs, dos quais 01 é considerado bloqueante para a aplicação.
Bugs por criticidade no fluxo de Pagamento
ACESSIBILIDADE
Ja na parte de acessibilidade foram encontrados 30 bugs, dos quais nenhum é considerado bloqueante para a aplicação.
Bugs por criticidade em acessibilidade
APRENDIZADO
Participar do case foi uma experiência enriquecedora, onde desenvolvi habilidades técnicas e aprendi a trabalhar em equipe. No início, nossa Squad enfrentou desafios para entender os requisitos do cliente e mapear os fluxos do sistema. Esse processo, embora lento, foi crucial para compreendermos as conexões da aplicação.
Durante o desenvolvimento, a comunicação e colaboração criaram um ambiente produtivo, onde ideias fluíam e desafios eram superados juntos. Essa interação respeitosa fortaleceu nossa capacidade de resolver problemas de forma colaborativa, aproveitando a diversidade de perspectivas.
Essa experiência foi uma valiosa oportunidade de aplicar teoria na prática, consolidando hard e soft skills essenciais para o trabalho como QA, e nos preparando para desafios futuros na qualidade de software.